História da Arte – E.H. Gombrich – Livros para Iniciantes em História da Arte
Essa é uma obra magistral que serve como um guia acessível e abrangente através da vastidão da produção artística humana. Escrito com clareza o livro proporciona uma narrativa envolvente que conduz o leitor desde as origens da arte pré-histórica até os movimentos contemporâneos. Assim, Gombrich não apenas aborda as características formais das obras de arte, mas também contextualiza cada período, destacando os desenvolvimentos sociais, culturais e filosóficos que influenciaram as criações artísticas. Sua abordagem torna a história da arte acessível a leitores de todos os níveis com o assunto, enquanto seu conhecimento evidente torna a leitura fascinante e enriquecedora pelo mundo da expressão artística.
Breve História da Arte – Susie Hodge – Livros para Iniciantes em História da Arte
Esse livro destila a vastidão da história da arte em uma narrativa concisa e acessível. Com uma abordagem envolvente, Hodge guia os leitores por um percurso cronológico, explorando as origens da arte rupestre até os movimentos contemporâneos. Desse modo, o livro oferece insights profundos sobre as influências culturais, sociais e tecnológicas que moldaram as diversas expressões artísticas ao longo do tempo. A autora destaca obras e artistas significativos, proporcionando uma visão equilibrada e informativa da evolução da arte. Assim, sua habilidade em simplificar conceitos complexos e conectar movimentos artísticos a contextos históricos torna esta obra uma introdução valiosa para quem deseja compreender a criação artística ao longo da história.
Isso é Arte?: 150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje – Will Gompertz – Livros para Iniciantes em História da Arte
Com originalidade, irreverência, acessibilidade essa obra conduz o leitor por uma fascinante jornada ao longo de mais de 150 anos de arte moderna. Will Gompertz, renomado editor de artes da BBC, apresenta uma narrativa envolvente em uma prosa agradável com toque de humor. A obra conta a história dos movimentos artísticos, dos artistas e das notáveis obras de arte que não apenas transformaram o cenário artístico de maneira permanente, mas também desempenharam um papel fundamental na criação e definição do mundo moderno. Portanto, o leitor é imerso nas histórias por trás dessas obras-primas, desvendando o verdadeiro significado da arte moderna.
Arte não Europeia: conexões historiográficas a partir do Brasil – Claudia Mattos Avolese, Patricia D. Meneses
A primeira compilação de textos dedicados à arte não europeia ao público brasileiro, este livro mostra uma exposição de pesquisas realizadas em um contexto ampliado. Superando as tradicionais narrativas da disciplina, a obra enxerga os objetos de estudo como partes integrantes de uma intricada rede de interações. Ao explorar as artes pré-colombianas e ameríndias, africanas e japonesas, os textos introduzem debates teórico-metodológicos de relevo, acompanhando o processo de expansão do campo de estudos contemporâneo. Nesse sentido, este volume propõe-se a funcionar como uma introdução às potencialidades de uma nova abordagem crítica e inclusiva da história da arte, buscando inspirar futuros pesquisadores interessados nesse campo de conhecimento multifacetado.